terça-feira, 9 de agosto de 2016

10 livros para inspirar sua carreira em 2011

EXAME.com reuniu obras de diferentes gêneros literários indispensáveis para o próximo ano - e que podem servir de inspiração para sua carreira



A ponte – A vida e ascensão de Barack Obama

Quais os caminhos que levaram Barack Obama ao cargo de presidente dos Estados Unidos? O A ponte, lançado há poucos meses no Brasil, volta às raízes do político americano, desde sua árvore genealógica, para responder à essa pergunta. A obra foi escrita pelo editor da revista The New Yorker, David Remnick, a partir de entrevistas com pessoas que acompanharam a trajetória do presidente e é considerada a biografia mais completa já escrita sobre o político.
Depois de um ano em que Obama enfrentou os piores indíces de aprovação popular, com medidas como a revisão do sistema de saúde americano, A ponte é um livro essencial para compreender o estilo de gestão do atual presidente e o atual contexto histórico mundial.
A ponte – A vida e ascensão de Barack Obama
David Remnick
Companhia das Letras
2010


O sonho do celta

Em O sonho do celta, o vencedor do Nobel de Literatura em 2010 Mario Vargas Llosa se inspira na vida do irlandês  Roger Casement, que serviu como cônsul britânico no Congo belga no nício do século 20.
A trama, que rendeu viagens de Llosa para a República Democrática do Congo e Irlanda, mistura fatos históricos e de ficção para contar a história do homem que denunciou os abusos aos direitos humanos no Congo belga e na Amazônia peruana, durante o ciclo da borracha.
O sonho do celta 
Mario Vargas Llosa
Quetzal Editores
2010






O processo

Em uma clara crítica à burocracia e corrupção do sistema judiciário, O processo narra as desventuras do bancário Josef K., que no dia de seu aniversário de 30 anos é preso – sem que se saiba as acusações que culminaram na detenção. “É uma obra divertidíssima e questiona o quanto nós aceitamos todas as imposições do sistema”, diz Fabiano Caxito, professor da FIA.
O processo
Franz Kafka
Companhia de Bolso
2005


Da preguiça como método de trabalho

A escrita leve do gaúcho Mario Quintana é uma ótima pedida para o tempo livre em 2011. Com um olhar bem-humorado e informal, Quintana consegue caminhar por situações prosaicas do cotidiano sem perder um viés crítico e irônico sobre a sociedade. Nessa obra, o poeta passeia por diversos gêneros além da poesia, como crônicas, contos e entrevistas.
Da preguiça como método de trabalho
Mario Quintana
Editora Globo
2007





Fora de série: Outliers

Nessa obra,  o jornalista da The New Yorker mostra que o talento não é a única condição para que pessoas como Bill Gates e os integrantes dos Beatles alcançassem sucesso. Para isso, ele mapeia o contexto histórico e social que fizeram germinar as oportunidades de crescimento para personalidades da história mundial.
Com isso, "o livro retoma a discussão sobre o quanto o talento é inato ou como algo que pode ser desenvolvido, com, no mínimo, três horas de treino por dia", diz Paula Giannetti, superintendente de recursos humanos do Banco Santander, que sugeriu o livro.






O perfume

O primeiro romance de Patrick Suskind narra a história do sociopata Jean-Baptiste Grenouille. Nascido em meio aos odores de uma banca de peixes, ele era dotado de um apuradíssimo olfato. Por conta disso, ascende socialmente à condição de perfumista, que o leva a obsessão de criar um perfume irresistível, capaz de dominar qualquer pessoa.
“Não temos condições para criar um perfume que induza todos a gostarem de nós, mas podemos cultivar uma série de características que tornem nossas carreiras reconhecidas”, diz Caxito. “É a questão do marketing pessoal”.
O perfume
Patrick Suskind
Editora Record
218 páginas

A peste

No pequeno povoado de Orlan, na Argélia, a peste bubônica dizima parte da população. Frente a esse inimigo invisível, o médico Bernard Rieux precisa correr contra o tempo para encontrar a cura para o mal. Neste percurso, o protagonista enfrenta uma série de dilemas éticos. A obra que apresenta, nas entrelinhas, uma alegoria crítica ao totalitarismo nazista “É um exemplo típico de gerenciamento de crise”, diz Caxito.
A peste
Albert Camus
Editora BestBolso




A fogueira das vaidades

Sherman McCoy, um bem sucedido operador da bolsa de Nova York, se perde em Nova York e acaba atropelando um pedestre no bairro do Bronx. “`Para manter as aparências, o protagonista entra em um jogo cada vez mais complexo”, afirma Caxito. “E, com isso, o livro questiona o fato de que, ao representar um papel, muitos acabam se perdendo pelo caminho”.
A fogueira das vaidades
Tom Wolfe
Editora Rocco







O nome da Rosa

Publicado em 1980 e adaptado para o cinema, O nome da Rosa é o primeiro romance do italiano e mestre da semiótica Umberto Eco.
A trama, permeada por uma série de discussões filosóficas, é construída em torno dos passos do frei Guilherme de Baskerville para desvendar a mente por trás da morte de sete monges de um mosteiro italiano no ano de 1327.
“A postura do protagonista revela uma competência fundamental para todo profissional: saber ler ambientes”, explica Caxito. Munido de capacidade de observação fenomenal, Baskerville, em várias passagens do livro, é capaz de descrever cenários e objetos sem tê-los visto.
O nome da Rosa
Umberto Eco
Editora Record
2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário