quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fiscais apreendem 200 ovos de tartaruga roubados de seus ninhos no PA


Ovos eram coletados nas margens do Rio Xingu.
Nesta época do ano, répteis usam praias fluviais para desovar.

Do Globo Amazônia, em São Paulo




Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema) do Pará apreenderam 200 ovos de pitiú – espécie de tartaruga que vive nos rios da Amazônia – que estavam sendo retirados de seus ninhos no município de Senador José Porfírio, nas margens do Rio Xingu.

Devido às más condições em que foram armazenados, os ovos perderam a vida e não puderam ser devolvidos aos seus ninhos. (Foto: Ana Monteiro - Sema (PA)/Divulgação)             

Nesta época do ano, quando os rios começam a baixar, tartarugas usam as praias de rio para desovar e se tornam presas fáceis de caçadores. (Foto: Ana Monteiro - Sema (PA)/Divulgação)

A fiscalização foi realizada na última quarta-feira (14), quando um homem foi encontrado coletando os ovos e colocando dentro de sacolas no tabuleiro – como são chamadas as praias de rio – de Embaubal, no Xingu. Segundo a Sema, o infrator Foi levado para a delegacia e poderá ser multado em R$ 500 por cada ovo apreendido. Ele alegou que estava desempregado e que os ovos seriam consumidos por sua família.


Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível fotos ou vídeos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário