quarta-feira, 3 de abril de 2013

A VERDADE CONTRA A MENTIRA (Mensagem com denúncia falsa sobre a Amazônia circula na internet)

À primeira vista, chama a atenção que a praia retratada não é fluvial, e sim marítima, já que em algumas das imagens é possível ver ondas grandes.
Um olhar mais atento revela ainda que um dos sacos carregados pelos supostos “ladrões de ovos” da Amazônia tem inscrição em espanhol.
A origem verdadeira das fotografias é um jornal da Costa Rica chamado “Al Día”. Por telefone, a jornalista Paula Chinchilla, funcionária do diário, confirmou ao Globo Amazônia que as imagens foram feitas por um colega seu, o fotógrafo
A coleta de ovos de tartaruga no local, segundo "Al Día", é autorizada e não prejudica a reprodução dos animais. De um total de 6 milhões de ovos postos pelos quelônios,  450 mil são coletados pelos moradores, afirma o jornal.
A mensagem dizendo que se trata de um fato ocorrido no Rio Solimões aparentemente é uma versão abrasileirada de um correio em inglês denunciando o "roubo" na Costa Rica, também falso, já que a coleta de ovos mostrada não é clandestina.
Ainda que essa mensagem especificamente seja falsa, a Amazônia não está livre do roubos de ovos de tartaruga – clique aqui para ler sobre um caso real no Pará.
Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível, fotos ou vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário