quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

As colheres de cabo comprido, Uma bela lenda!

   Conta uma len-da que Deus convi dou um homem pa ra conhecer o céu e o inferno.    Foram primeiro ao inferno. Ao a-brirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.       Cada uma delas se-gurava uma colher, po-rém- de cabo mui-to- comprido, que lhes-possibilitava alcançar o-caldeirão mas não per-mitia que colocassem a sopa na própria boca.
     O sofrimento era grande.     
     Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento. 
   "Eu não compreendo", disse o homem a Deus, "por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?
   Deus sorriu e respondeu:     "Você não percebeu? É porque aqui eles aprenderam a dar comidas uns aos outros."

Moral: 
Temos três situações 
que merecem profunda reflexão:


Egoísmo: 
   As pessoas no "inferno" estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação;



Criatividade: 
   Como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema;



Equipe: 
   Se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação teria sido rapidamente resolvida.

CONCLUSÃO: 
Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras. O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso. Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados. Isso vale para qualquer área de sua vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário