segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A estonteante ilha de Curupu do Sarney

  
A estonteante  ilha de Curupu.
Só é possível ter uma ideia da estrutura construída pelos Sarney olhando a ilha de cima. Os moradores dos povoados perto de Curupu não fazem ideia do que tem por lá.
Um dos portões de acesso à residência da família Sarney
A mata em volta das casas não permite ver a área privativa. "Eles não deixam andar por lá, não.

Eu nem sei como é lá dentro", diz Aldeniron Rodrigues Santos, 41 anos, que toma conta de uma casa de veraneio do outro lado da baía e costuma pescar nas proximidades de Curupu. "Só vejo o movimento de barcos quando tem alguém dos Sarney lá", conta.



Casa do Fernando Sarney, filho mais velho
Tráfego aéreo entre Ilha dos Sarney e São Luís se intensifica nos feriadões
Em Curupu, onde Sarney descansa, há três casas. São interligadas por passarelas suspensas que servem a quem quer ir de uma casa à outra nos horários de maré cheia. Uma das casas foi construída pela filha de Sarney, Roseana, e pelo marido, Jorge Murad, há menos de dez anos - tem 12 quartos e estrutura de madeira de lei. Possui um atracadouro, construído no fim de um canal dragado especialmente para permitir que as embarcações da família possam se aproximar.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pelado, artista corta orelha em protesto em Moscou

Pyotr Pavlensky protestou contra uso de psiquiatria por motivações políticas.
Ele foi detido por policiais após protesto em centro psiquiátrico de Moscou.

O artista Pyotr Pavlensky usa um facão para cortar o lóbulo da própria orelha em uma performance artística de protesto em Moscou (Foto: Maxim Zmeyev/Reuters)
  Um protesto de um homem só chamou atenção neste domingo (19) em Moscou, na Rússia. Em uma performance artística, um homem subiu no muro de uma instituição de psiquiatria e cortou parte de sua orelha direita. Ele foi detido por seguranças do Ministério do Interior pouco depois.
Pyotr Pavlensky afirmou que sua performance, intitulada "Segregação", foi uma forma de protestar contra o uso de psiquiatria forense com motivações políticas.
Segundo ele, cortar o lóbulo da orelha em frente ao Centro Científico de Psiquiatria Social e Forense Serbsky demonstra como as autoridades podem cortar da sociedade um indivíduo indesejado por meio do uso de psiquiatria e diagnósticos médicos que o obriguem a ser colocado em um hospital penitenciário.
Artista fez a performance sobre muro do Centro Científico de Psiquiatria Social e Forense Serbsky (Foto: Maxim Zmeyev/Reuters)
Artista fez a performance sobre muro do Centro Científico de Psiquiatria Social e Forense Serbsky (Foto: Maxim Zmeyev/Reuters)
O sangue já havia escorrido por seu corpo quando Pavlensky foi removido por seguranças (Foto: Maxim Zmeyev/Reuters)
O sangue já havia escorrido por seu corpo quando Pavlensky foi removido por seguranças (Foto: Maxim Zmeyev/Reuters)